O que é e como calcular o ROI?

No Marketing Digital é preciso tomar decisões com base em dados, para que as ações sejam sempre assertivas.

Um dos principais pontos positivos do Marketing Digital é justamente a possibilidade de mensurar dados e a capacidade de ter dados altamente qualificados. Mas não basta ter dados na mão, é preciso saber analisá-los e principalmente tomar decisões estratégicas, ainda mais quando se fala em investimentos financeiros.

Calcular o ROI é uma das formas mais eficientes de entender se seus anúncios e seus investimentos em marketing estão surtindo efeitos, e mais que isso, entender com base em números se sua empresa tem potencial para aumentar os investimentos em mídias digitais, e entender quais são os melhores canais.

O que é ROI?

Retorno Sobre o Investimento, ou Retourn on Investment. É um cálculo simples para saber a porcentagem de retorno financeiro sobre o valor que foi investido. O ROI não é aplicado apenas aos anúncios em mídia paga, mas em qualquer investimento, seja ele anúncio, um influenciador, ferramentas, eventos ou até mesmo um curso.

O ROI é muito importante para avaliar os resultados das ações e saber se os esforços financeiros estão valendo a pena ou não, quais ações precisam ser potencializadas e quais precisam ser repensadas.

Como calcular o ROI?

A fórmula do ROI é básica e de simples aplicação.

Basta ter a receita total, diminuir o custo e dividir este resultado pelo custo.

Cálculo de ROI

Digamos que sua empresa tenha feito um anúncio em mídias sociais e vendeu R$ 50 mil reais. Para isso, a empresa investiu R$ 5 mil reais:

ROI = (50.000 receita – 5.000 custo) / 5.000 custo

ROI = 9

Em porcentagem: 9 x 100 = 900%

Neste exemplo, o retorno sobre o investimento foi 9 vezes maior sobre o investimento inicial, ou seja, 900% de retorno. Se o exemplo fosse real, teria sido um ótimo investimento.

Como tomar decisões?

Uma das maiores dúvidas dos profissionais e dos gestores é sobre qual valor deve ser investido em mídias sociais, em anúncios no Google e em diversas outras mídias. A verdade é que este valor pode ser variável. Um anúncio pode ter um ROI maior que o outro, uma mídia pode ter maior resultado de acordo com seu público, um público pode dar mais retorno que outro.

A regra é: teste. Coloque tudo em prática para avaliar seu melhor retorno sobre o investimento e demais métricas.

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