Podcast: 7 dicas para quem quer ingressar neste mundo

Podcast? A primeira coisa é entender o que é isso, concorda?

O que é Podcast?

Trata-se de uma nova mídia cujo nome tem sua origem no latim e significa ‘meio ou caminho’. É utilizada para transmissão de informações, como televisão, rádio, revista ou mesmo o jornal. Assim, o podcast pode ser compreendido como uma espécie de programa de rádio, que tem como diferença básica e grande vantagem ser produzido sob demanda específica.

Com o podcast é possível acessar, ouvir, curtir e aprender o que quiser e quando considerar mais adequado.

Porém, o tal do podcast tem novos recursos, nasce e cresce com novas possibilidades, novos hábitos de vida e novas formas de utilização. Desta forma, pode ser entendido como uma nova mídia que tem como finalidade a transmissão de informações. É muito recente em terras brasileiras onde cresce e pouco a pouco passa a fazer parte de novos hábitos e costumes.

No podcast pode-se usar, ainda, os chamados agregadores, que são aplicativos (SoundCloud, WeCast, Stitcher, Overcast, Feedly, iTunes, Podflix, entre outros). São serviços específicos para usufruir de temas de sua preferência, tais como cultura, esportes, ciência, educacional e política.

Vale lembrar que esse hábito cresce impulsionado pelo aumento do comportamento mobile do cidadão.

Segue, então, algumas dicas para quem pretende ingressar e se destacar no mundo dos podcasts:

1- Seja relevante

Como esse mercado é relativamente novo, busque a atenção de todos, inclusive de gigantes da indústria. Para se destacar é necessário ser relevante, encontrar algo que você domine, que possa agregar à vida das pessoas, que seja valioso e gere conteúdo relevante – aliás, esta última regra é a mais importante.

2- Busque um nicho

Ser relevante em um assunto que ninguém se interessa pode ser ainda mais complicado. Sendo assim, encontre seu nicho de audiência. Entenda qual seu segmento e interaja de maneira eficiente.

3- Tenha uma marca pessoal forte

Diga ‘a que veio’ e qual seu propósito no meio de tanta gente produzindo conteúdo. Crie uma marca pessoal forte – afinal, não basta ser o melhor profissional, mas continuar desconhecido no mercado, concorda?

4- Tenha planejamento e organização

Pense em conteúdo, logicamente, mas nunca se esqueça de que um planejamento que vai desde a criação, postagem, até a divulgação de seu podcast é base para o sucesso, ou certamente minimiza o fracasso. Com planejamento, sempre vai funcionar, seja no mundo real ou virtual.

5- Tenha bons equipamentos

Invista na qualidade dos áudios. Vale adquirir algum equipamento com alto padrão de captação e de som. Que tal um microfone profissional para ter um áudio de padrão de estúdio? Para começar você pode usar seu smartphone, por exemplo, mas se atente a ruídos externos. Grave os áudios em um local silencioso.

6- Fidelize seu público

Encontrado seu nicho, as palavras de ordem são: identificá-los, valorizá-los e fidelizá-los. Afinal eles serão os grandes propagadores para o bem ou para o mal em sua caminhada no mundo dos podcasts. Como diz o ditado: as formigas têm megafones.

7- Convide participantes

A participação de pessoas relevantes, conhecidas e influentes dentro do segmento de sua atuação é bem-vinda, principalmente no início. Credibilidade vem de influência, premissa nesse mundo novo do qual fazemos parte.

Podcasts são relevantes atualmente. Invista nessa estratégia, e não se esqueça dos passos acima.

Autores: Achiles Júnior e Maria Carolina Avis são professores de Marketing Digital no Centro Universitário Internacional Uninter.

  • Compartilhar:
Olá! Tudo bem?
Powered by