Microinfluenciadores digitais: entenda essa tendência

Você já precisou de indicação de alguém e foi influenciado por uma celebridade? E quantas vezes foi influenciado por alguém influente na sua cidade, faculdade ou rede de amigos?

A contratação de blogueiros e influencers nas estratégias de marketing está em alta, não dá para negar, mas o poder de influência das grandes celebridades está diminuindo, enquanto os microinfluenciadores estão sendo procurados pelas grandes marcas.

Microinfluenciadores? Quem são?

Os microinfluenciadores são aquelas pessoas com até 100 mil seguidores, e são a minha aposta daqui para frente.

São usuários de redes sociais que compartilham conteúdos sobre seus interesses, e que por mais que tenham poucos seguidores, se compararmos com os grandes influencers, eles têm uma alta taxa de engajamento e principalmente de conversão. Além disso, os grandes influencers não têm tanta proximidade com o público, já que o fluxo de mensagens é muito alto, enquanto os microinfluencers têm relacionamento próximo com os seguidores.

Microinfluenciadores têm alto engajamento

A Markerly fez uma pesquisa com o objetivo de entender o engajamento do público no Instagram: analisou mais de 800.000 contas de Instagram que tenham mais de 1.000 seguidores e encontrou um dado surpreendente: quanto mais seguidores um influenciador tem, menor é seu número de curtidas e comentários.

Fonte: http://markerly.com/blog/instagram-marketing-does-influencer-size-matter/

Os influenciadores que têm entre 1.000 e 10.000 seguidores, têm uma média de 4% de taxa de engajamento, enquanto as contas com mais de 10.000 atingem uma taxa de 2,4%. Já as contas com mais de 1.000.000 seguidores têm uma taxa de 1,7% de engajamento.

Existe ainda, um estudo feito pela Expercity que mostra que os microinfluenciadores alcançam 22,2 vezes mais conversões do que consumidores comuns recomendando um produto. Essa mesma pesquisa mostra que 82% dos consumidores dizem que estão dispostos a seguir as recomendações de um microinfluenciador.

Retorno sobre o investimento

Geralmente os grandes influenciadores cobram caríssimo em uma única publicação e não querem experimentar os produtos, já um microinfluenciador está disposto a entender sobre a marca, experimentar os produtos e divulgar caso goste.

Gente como a gente

Os grandes influenciadores têm uma vida totalmente diferente de muitos de seus seguidores, enquanto os microinfluenciadores são gente como a gente: produzem um conteúdo único e autêntico, já que são pessoas reais. 

Microinfluenciadores ou grandes celebridades?

Cada um tem suas características. O microinfluenciador tem um conhecimento em uma área, portanto trabalha conteúdos em nichos. Já o grande influencer tem seguidores de todos os perfis, já que o volume é alto. Portanto se sua marca vende um produto ou serviço para um público específico e tem uma verba diminuída, aposte em microinfluencers.

Ter um alto número de seguidores não garante que o número de vendas também seja alto. Mas ter relevância em um determinado nicho é fundamental para as marcas. Mas cuidado, pois não adianta escolher um microinfluenciador aleatoriamente, é preciso que tenha uma conexão com sua marca, afinal essa pessoa vai representar sua empresa. Escolha bem!

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