Marketing Digital: conheça essa tendência

Conheça as possibilidades de uso do marketing digital no aumento da visibilidade de uma empresa ou marca

Há muito tempo as pessoas falam sobre o Marketing e seus usos, visto como algo de muitas estratégias para buscar atingir públicos diferentes para a venda de determinados produtos ou serviços de diversas marcas e empresas. Mas o Marketing não é apenas um conceito simples e fácil de se aplicar, o Marketing é uma ciência abrangente.

O que é Marketing afinal?

Marketing é o mercado em ação, é o estudo do mercado, do consumo e do comportamento humano, bem como o desenvolvimento de estratégias para atrair, relacionar e fidelizar os potenciais clientes de uma marca. Muitos pensam que fazer uma propaganda, por exemplo, é Marketing. Ele é um estudo que contempla também a propaganda, porém a publicidade como um todo é apenas uma das ferramentas do Marketing. Marketing não é só vender, e sim ter um relacionamento com o consumidor e gerar valor à marca, explica a professora universitária Maria Carolina Avis.

Professora Maria Carolina Avis ministrando aula. (Arquivo pessoal)

As bases do Marketing são: conhecer o público (entender os hábitos, costumes, preferências e tendências de consumo), aumentar a visibilidade da empresa ou marca, construir relacionamento com o potencial cliente e com o cliente, traçar um planejamento estratégico, fazer a distribuição do conteúdo das ações e monitorar para posterior tomada de decisão estratégica.

Muitas pessoas e empresas ainda utilizam materiais off-line (outdoor, panfletos, adesivos, cavaletes, lonas, jornais, revistas…) uma infinidade de possibilidades que, para definir a melhor, é preciso conhecer a fundo o público, concorrentes e sempre monitorar para saber se está no caminho adequado. Mídia off-line é muito utilizada, e é importante para o mercado. É preciso conhecer as características de cada uma.

A nova tendência é a utilização do Marketing Digital, que é aplicado em várias plataformas, inclusive nas mídias sociais, como por exemplo Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e Whatsapp. “O Marketing Digital tem como objetivo atrair potenciais clientes, aumentar a visibilidade de uma empresa ou marca, gerar mais exposição aos negócios, fortalecer o posicionamento de mercado de uma marca e consequentemente atrair mais vendas, diz Maria.

Portanto podemos perceber que as raízes do Marketing Digital vem do Marketing tradicional, “para ter boas ações no digital, é preciso fazer o processo de planejamento de marketing tradicional (entender os concorrentes, estudar o público, aplicar pesquisas, pensar estrategicamente, ter a ação e monitorar)”, exemplifica a professora.

A popularização do modo digital de se trabalhar e investir no digital, vem dos pontos positivos de estar mais presente nas mídias sociais. Como a flexibilidade de conteúdo, conteúdo imediato, contexto informal, acessibilidade, expansão rápida dos conteúdos e a liberdade de gerar conteúdo livremente.

Características do Marketing Digital

“Para as empresas, que estão cada vez mais apostando no digital, os principais pontos positivos são a possibilidade de alta segmentação do público e por conta de os anúncios pagos serem baratos.”, afirma Maria, que acrescenta que este é o principal motivo pelos quais pequenas empresas a buscarem pelo Marketing Digital em busca da definição e alcance do seu público-alvo.

Basicamente o processo de um trabalho com o digital começa com o estudo do público, planejamento, definição de mídias, definição de estratégias, aplicações, testes, mensuração e análise estratégica. E este fluxo, dependendo da intenção do cliente, podem ocorrer alterações para otimizar os resultados.

“Para mim, trabalhar com Marketing Digital não parece um trabalho. O mercado está aquecido, cada vez mais vemos vagas de emprego e poucos profissionais qualificados para assumirem os cargos. O amadorismo é um problema grave”, enfatiza Maria.

Existem diversas ferramentas que ajudam na mensuração de dados nas redes sociais, sites, disparos de e-mail marketing e até mesmo, mensagens enviadas pelo WhatsApp. No meio digital tudo pode ser mensurável. Criar o costume de sempre estar analisando e avaliando é importante para saber quais os tipos de ações são necessárias colocar em prática.

Por isso, Maria Avis alerta sobre o amadorismo: “um dos erros dos amadores é esse: se engessa no costume de fazer duas ou mais postagens por semana nas redes sociais e não analisa qual o melhor dia do mês, melhor semana do mês, melhor dia da semana, melhor hora do dia, não sabe qual é o público, não sabe quais postagens tiveram um melhor alcance e nem um melhor engajamento, quais tipos de conteúdo mais agrada o público, simplesmente implementam as ações secas, sem planejamento, estratégia e análise”, avalia.

As possibilidades de crescimento com a utilização do Marketing Digital são muitas. As empresas conseguem cada vez mais atrair clientes e gerar relacionamento com o público, pois os números de usuários só crescem. Já o profissional da área tem uma grande chance de se expandir, mas é preciso sempre se atualizar e se especializar. O mercado é muito dinâmico e muda o tempo todo.

É essencial que as empresas busquem usar o Marketing Digital e o Marketing tradicional, bem como as mídias off-line, conciliando os dois modos de aumento de visibilidade. Segundo Maria Avis “o Marketing traz uma inteligência de mercado que é indispensável para uma boa ação digital que seja assertiva. Os dois andam lado a lado. Por isso o profissional de marketing digital estuda também o marketing e suas aplicações.”

Aplicações do Marketing Digital

Para ter uma boa empregabilidade e valorização profissional – que todos sonham em ter um dia – a prioridade é estudar sempre. “Enquanto as pessoas pensam em vender um produto para quem se interessa por ele, o profissional de marketing digital deve presumir a tendência de consumo do potencial cliente, fazer com que as pessoas se interessem por um produto ou serviço que ainda nem sabem que querem comprar, ou seja, despertar o interesse”, fala a professora.

Como qualquer outra área de conhecimento, o Marketing Digital também não está sozinho e possui as suas correlações. Ou seja, o profissional precisa estudar marketing, publicidade e propaganda, administração, tecnologia e inovação, pois para entender e conseguir aplicar as estratégias é fundamental ter um complexo conhecimento do mercado.

Mercado de trabalho

Quando o profissional vai em busca de oportunidades, existem diversas áreas de atuação e cargos relacionados. De acordo com Maria Avis, é possível trabalhar de “analista, gerente ou diretor de SEO, produtor de conteúdo, analista de conteúdo, analista de métricas, social media, especialista em tráfego pago, enfim, as áreas de trabalho são várias.”

Maria Avis diz que saber o básico já é um grande diferencial. “Um bom profissional de marketing digital deve ser hard user de redes sociais, e-mail, sites, e-commerces e afins, deve estudar e ler muito, entender o universo digital em 360º, gostar de pesquisas, gostar de marketing, gostar de analisar o comportamento humano, gerar relacionamentos ativos com os seguidores e principalmente querer aprender todos os dias, pois é uma atuação muito dinâmica. Tudo muda o tempo todo”, explica.

Por isso, é essencial se atualizar, pois sites e ferramentas sempre estão em testes, passando por mudanças de forma constante e o profissional de marketing digital nunca deve estar parado e, sim, atento a todas as novidades que vão surgindo.

Maria Carolina Avis em gravação de aula de Social Media (arquivo pessoal)

A dica da professora universitária Maria Carolina Avis, serve para as pessoas que sonham em trabalhar com o digital ou já atuam na área: “entenda sobre tudo do marketing digital, mas se dedique a uma área e seja bom nisso! Treine muito, se for preciso cobre um valor simbólico para atender clientes para poder aprender, faça seu portfólio e seja autêntico. Tem uma frase do Mario Sergio Cortella que gosto muito: “faça o que você pode fazer da melhor maneira na sua atual condição”, ou seja, não arrume desculpas. Dê o seu melhor na sua atual condição, não fique esperando tudo estar perfeito para começar. E nunca desista. Teste, faça, planeje, crie ações, e jogue tudo fora para fazer novamente. A prática leva à perfeição.”

Maria Carolina Avis

Maria Carolina Avis sempre soube do seu desejo em trabalhar com comunicação. Até teve um canal no YouTube com alguns amigos, o qual falava sobre a adolescência e virou sucesso. “Aí começou meu desejo por entender sobre como funcionavam os algoritmos das redes sociais para fazer com que os vídeos alcançassem ainda mais gente. Passava horas estudando sobre marketing digital, e muito do que ensino hoje aprendi neste período”, conta Maria.

Maria Carolina Avis (arquivo pessoal)

Quando chegou o momento de escolher qual profissão seguiria na vida, a jovem foi cursar Marketing, e ao estudar Marketing Digital, foi que teve a certeza de que era daquilo que gostaria de ter como profissão. Começou a estudar por conta, pesquisando em livros e sites sobre o assunto.

O primeiro emprego foi em um jornal impresso e descobriu o gosto por produção de conteúdo, amava escrever conteúdos multimídias, aliás, muitos não foram publicados, apenas foram treinos. Depois trabalhou com assessoria de imprensa na Diocese de uma cidade no interior do Paraná, onde explorou tudo que já havia aprendido e aprendeu muito mais sobre comunicação, fotografia, produção de roteiros para vídeos, conteúdos jornalísticos, conteúdos para sites e redes sociais. Por fim, fez trabalhos voluntários na área de criação de conteúdo para sites, gestão de redes sociais e trabalhou com consultoria de marketing e pesquisa de mercado.

Ela soube aproveitar todas as oportunidades da vida. “Quando comecei a aplicar conhecimentos, começou meu desejo por entender ainda mais sobre estratégias para melhorar o trabalho”.

A professora sempre alimenta suas redes sociais com dicas e conteúdos relacionados ao Marketing Digital. (Arquivo pessoal)

Hoje ela trabalha em uma faculdade reconhecida como o melhor e maior centro universitário. “A cada dia é um novo aprendizado, uma nova descoberta e um sentimento maior pela docência e pelo marketing digital. Atualmente sou autora de livros na área, professora universitária de graduação e pós-graduação, com alunos no Brasil e nos Estados Unidos, além de ser palestrante”, conclui Maria Avis.

TEXTO DE JULIANA NEVES

Olá! Tudo bem?
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