Marketing Digital movimenta a economia no Brasil

Mesmo com a economia brasileira em crise, existe um segmento do mercado que só registra desempenho: estamos falando do Marketing Digital.

Se não está no Google, não existe

Isso se dá por vários motivos, inclusive pelo fato de que “se não está no Google, não existe”, e atualmente é assim que o consumidor se comporta: se procura algo no Google e não encontra, pensa que não existe. Cada vez mais as empresas sentem a necessidade de estarem presentes na web.

A maioria delas dá preferência para as redes sociais, afinal no Brasil segundo o IBGE mais de 94% dos domicílios têm conexão com a internet via celular e mais de 96% dos usuários de internet estão em alguma rede social. Anos atrás não imaginávamos que ter um estudo e uma presença de mercado na internet poderia ser tão importante a ponto de não só acompanhar a tendência, mas ser questão de sobrevivência no mercado. Isso não se aplica apenas ás empresas que vendem produtos, mas também serviços, política, marketing pessoal, blogs pessoais e outros. A web é muito versátil.

Marketing Digital

Segundo uma pesquisa da IAB Brasil, o Marketing Digital movimentou mais de 16 bilhões de reais, apenas de investimento em mídias digitais em 2018. A mesma pesquisa mostra que apenas 33% dos investimentos em publicidade no Brasil são focados no digital. No Reino Unido 52% do investimento é focado em digital e nos EUA 39%, ou seja, o Brasil tem uma média de investimento no digital inferior que em outros países, o que demonstra uma imensa oportunidade futura. O investimento em Marketing Digital no ano de 2019 deve aumentar em média 30%, o que tem como estimativa mais de 20 bilhões de reais.

Por que o Marketing Digital só cresce?

            Tal crescimento se dá por conta de inúmeros pontos positivos que têm o Marketing Digital. Um dos principais é o poder de ultrassegmentação, de conseguir produzir conteúdo para diversos públicos, focados em um determinado comportamento ou preferência. Por exemplo: posso ter um açougue e direcionar conteúdos para quem come carne, ou seja, não gasto recursos com os vegetarianos, veganos ou que não ingerem o produto por algum motivo. Da mesma forma, os profissionais de Marketing e Marketing Digital conseguem cumprir com o objetivo real da profissão: ter uma previsão do comportamento do usuário, para que possa direcionar conteúdo relevante a ele. Vai além de direcionar conteúdo para o usuário após ele demonstrar interesse pelo produto, como acontece na técnica “remarketing”, em que os anúncios perseguem o usuário, se trata de fazer com que um público em potencial se interesse pelo produto ou serviço.

            A grande gama de produtos, serviços, públicos e possibilidades que existe na internet também faz com que o Marketing Digital tenha um bom desempenho, pois na web conseguimos encontrar produtos que talvez em uma prateleira física de uma loja fosse inviável disponibilizar, e além disso a web é muito acessível, o tempo todo vemos pessoas mexendo no celular não só para passar o tempo, mas para comprar.

Mensuração de dados

Um ponto positivo que chama a atenção para o benefício é a capacidade de mensurar dados. Com o Marketing Digital é possível ter um gigantesco registro de quantas pessoas viram o conteúdo, quantas engajaram, quantas enviaram a alguém, quanto tempo as pessoas passaram lendo um conteúdo, enfim, são infinitas métricas que auxiliam muito o profissional na tomada de decisão. E isso faz com que o digital seja uma mídia barata, pois qualquer ação que não esteja tendo tanto sucesso pode ser rapidamente otimizada.

Como ter bons resultados?

            Para ter bons resultados com Marketing Digital é preciso conhecer o público, entender seus hábitos, suas preferências, seus gostos, seus costumes, até mesmo detalhes da rotina. Isso é importante até mesmo para definir a quantidade de postagens a ser feita em um dia nas redes sociais, por exemplo. Também é preciso conhecer e entender as características de cada mídia, pois assim como no off-line temos jornais, revistas, outdoors e outras, na internet temos sites, Google, aplicativos, Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e várias outras mídias. Não adianta pensar que qualquer mídia serve para qualquer um, é preciso entender qual faz mais sentido para garantir melhores resultados. Marketing Digital não é só redes sociais, vai muito além disso.

            O Marketing Digital é focado em uma série de detalhes, e por ser muito dinâmico muda o tempo todo. Os profissionais devem se atualizar sempre, e as empresas devem estar sempre atentas ás novidades para não acabarem ficando fora do mercado. Além disso, por mais que seja um mercado com muitas oportunidades, tem muita gente apenas repetindo o que alguém faz, e disso a web está saturada. Por isso, sem mais do mesmo! É preciso ter autenticidade na hora de se comunicar com o público nos meios digitais.

Olá! Tudo bem?
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