Como agendar posts gratuitamente

Há um tempo o Facebook disponibilizou um excelente recurso para contas comerciais: o agendamento de postagens para Facebook e Instagram gratuitamente, através de uma ferramenta nativa, o Estúdio de Criação.

Saiba os principais pontos positivos, pontos negativos e um tutorial de como agendar suas publicações nas redes sociais.

É fundamental que os criadores de conteúdo (sejam eles profissionais da área, influenciadores ou microempreendedores) planejem os conteúdos que serão publicados nas redes sociais.

Administrar as mídias sociais não é tão simples como parece, e para auxiliar os criadores de conteúdo, muitos deles recorrem a ferramentas externas para agendamento de publicações.

Mas agora, com o Estúdio de Criação, ficou mais fácil organizar os conteúdos e analisar métricas importantes das páginas.

Pontos negativos do Estúdio de Criação

  • Não tem todos os recursos de uma ferramenta paga, como Mlabs, por exemplo.
  • Em testes, foram percebidas algumas falhas de postagens que foram agendadas e não foram ao ar.
  • Não é possível agendar postagens nos stories do Instagram.
  • O agendamento é possível apenas por navegação via computador, o que atrapalha muito os criadores de conteúdo que usam o celular para agendar.

Pontos Positivos do Estúdio de Criação

  • É possível agendar posts nos feeds do Facebook, Instagram e até no IGTV.
  • Permite transmissões ao vivo em várias páginas simultaneamente, desde que você seja administrador.
  • É gratuito e bem intuitivo.
  • Ferramenta nativa. A chance de ter um menor alcance nas postagens é menor, já que, embora não tenhamos uma confirmação sobre isso, alguns administradores percebem uma pequena queda no desempenho quando utilizam ferramentas externas.
  • Possibilita que você tenha um planejamento de conteúdo, o que garante mais assertividade na aplicação das estratégias, maior frequência e consistência de conteúdo.

Como usar o Estúdio de Criação?

Acesse https://business.facebook.com/creatorstudio/

Estúdio de Criação do Facebook

Na parte superior da página, você escolhe se vai utilizar as funções no Facebook ou no Instagram.

Ícones do Facebook e do Instagram

Clique em “selecionar uma página” para escolher em qual página que você é administrador, quer agendar a publicação.

Ainda na página inicial, você pode conectar o Estúdio de Criação com seu Instagram.

Nos menus à esquerda, você pode visualizar todas suas publicações com diversas métricas relevantes, através de “biblioteca de conteúdo”. Também pode responder às mensagens inbox e outras funcionalidades.

Clique em CRIAR PUBLICAÇÃO e escolha se a publicação irá ao ar no feed ou no IGTV, no caso do Instagram.

Escolha a imagem ou vídeo, a legenda, as hashtags, a localização e clique em publicar, para publicar imediatamente, ou clique na seta ao lado para agendar a publicação.

Após fazer o agendamento, clique em Biblioteca de Conteúdo para confirmar que deu tudo certo. Se clicar em “programada” verá todos os posts programados.

PRONTO! 🙂

Viu como é bem simples? Você pode planejar todas suas publicações e agendar em um único dia. Depois é só monitorar e analisar os resultados para os próximos planejamentos.

Aproveite as dicas de como usar o Estúdio de Criação e agende postagens no Facebook, no Instagram, IGTV e faça transmissões ao vivo em diversas páginas simultaneamente.

  • Compartilhar:
Olá! Tudo bem?
Powered by