Instagramável: a rede social no mundo físico

O Instagram é uma rede social utilizada por mais de 1 bilhão de pessoas ativamente, e tem por característica ser uma rede social de utilização de fotos muito atrativas visualmente. Por isso engana-se quem pensa que o Instagram fica só por detrás de um celular. Surgiram os ambientes e os produtos instagramáveis. Mas o que são esses termos?

AMBIENTES INSTAGRAMÁVEIS

Você já passou por um ambiente muito bonito e ficou com vontade de tirar uma foto para postar em seu Instagram? Você já curtiu ou comentou em uma foto no Instagram por ela chamar a atenção? Os ambientes Instagramáveis são ambientes preparados, muito bem decorados, que atrai o público a fazer fotos, e vão muito além de um local bonito e atrativo para fazer fotos: é a mais nova forma de atrair um maior alcance orgânico e engajamento nas publicações no Instagram. Muitas empresas usam técnicas de merchandising, marketing sensorial (audição, olfato, tato, visão e paladar para influenciar vendas) e até de neuromarketing para atrair as pessoas a tirarem foto no ambiente e para atrair o usuário que é alcançado pela publicação para que ele engaje com o conteúdo.

PRODUTOS INSTAGRAMÁVEIS

A lógica é a mesma: produtos que são atrativos aos olhos, que dá vontade de registrar e postar no Instagram antes de consumir. Ou você nunca viu alguém tirar uma foto de seu café do Starbucks antes de consumir? Nunca viu alguém num restaurante postar uma foto em seu Instagram antes de comer? Esses produtos são os chamados “instagramáveis”.

A Cacau Show lançou na Páscoa de 2019 um ovo de Páscoa em que você pode personalizar a embalagem através de suas fotos do Instagram. Você pode inserir até 3 fotos do Instagram ou da galeria do celular e uma mensagem de até 50 caracteres. Obviamente foi um sucesso de vendas. Alguma dúvida de que a pessoa que ganhou este ovo de Páscoa fotografou a embalagem antes de abrir?

O bom e velho marketing de indicação também entra em questão nessa nova tendência, porque se antes uma pessoa poderia influenciar 10 indicando um produto ou serviço, hoje ela pode influenciar muito mais pessoas simplesmente com uma foto e marcando o local em que o registro foi feito. Uma bela sacada de marketing e uma ótima forma de atrair engajamento.

Além do marketing de indicação, entra em questão o fundamento do marketing: despertar

desejo. Desejo em registrar e desejo em engajar, que tem como consequência o desejo de novos usuários seguirem a conta, por verem que muita gente segue e que o conteúdo é relevante.

Essa é mais uma tendência do Marketing Digital que tem como principal objetivo a famosa experiência do usuário. O consumidor se conecta com as marcas através de uma boa experiência. E os produtos e ambientes preparados para conteúdos do Instagram são uma ótima forma de oferecer uma boa experiência aos usuários.

Como sua empresa pode aderir a mais essa tendência do mercado digital?

Olá! Tudo bem?
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